A gente tem uma amigona, a
Cáren, que fez uma reclamação super pertinente. Ela é jornalista e trabalha em ambiente informal, então meio que pode vestir de um tudo, quase sem restrições. Por causa disso, chega o fim de semana e ela tem a sensação de estar se vestindo do mesmo jeito que se veste pra trabalhar, olha que ruim! A gente começou a pensar em possíveis soluções pra Cáren e pra todo mundo que possa ter essa mesma sensação. E então começou a organizar nosso pensamento lembrando que, por mais que o ambiente de trabalho seja informal, roupa profissional sempre tem uma ou outra direção de adequação – tipo na Bíblia: “tudo é lícito mas nem tudo convém”, né?

Então a gente pode começar por aí. Tudo que tem restrição de uso no look profissional pode ser aproveitado no look de fim de semana. E se fim de semana é tempo de passear, de namorar, de encontrar amigos e se divertir, então que a roupa acompanhe essas vontades e sirva a esses propósitos! Pensando assim se fez essa listinha pra gente começar a delinear fórmulas boas de looks pra fim de semana. Tão aqui as nossas idéias e as de todo mundo podem complementar essa lista nos comentários (a gente adoraria ter colaboração!). Vamos trabalhar juntas pra ajudar a Cáren?!?? ;-)
DRIBLANDO REGRINHAS DE ADEQUAÇÃO
Se pernoca de fora e decotes têm limites no ambiente de trabalho, no fim de semana eles só tão submetidos à vontade da gente usar ou não usar – e usar muito ou pouco. Então o short mais curtinho, a blusa mais decotada, o material mais transparente, a sainha mais atrevida e a sandalinha mais “pelada” podem ser ponto de partida pra esses looks. Claro, tudo compensado com outras peças que completem o look menos “piriguetemente” (se esse for o caso!), mas com conforto e interessância. Até maquiagem, que no trabalho tem função mais de uniformizar e dar carinha de descansada e saudável, no finde ganha espaço pra ficar mais colorida e aparecida. Fim de semana pode ser tempo de ser mais feminina e ainda mais confortável do que nos dias de trabalho!
EQUILIBRAR MENSAGENS
Se o look começa a ser escolhido por um vestidinho solto de seda, por exemplo, todos os elementos periféricos desse look podem ser mais informais que ele – pra compensar a formalidade da seda e pra tirar um pouquinho da cara de trabalho do vestido. Vestido de seda com sandália havaiana (bonitinha, bem conservada, limpinha!), lenço de algodão no pescoço e bolsona tipo de feira daria certo, não daria? Ou shortinho jeans desfiado e soltinho com camisa de trabalho, sandalinha rasteira e bolsinha de transpassar. Ou calça tipo alfaiataria com regata de algodão fininho e tênis baixo, tipo all star. Sabe como?
Tem um monte de mensagens e direções de estilos na nossa série “quero parecer…” — conhecendo elementos e o que cada um comunica a gente consegue equilibrar e compensar todo/qualquer discurso visual!

COMPENSAR COM ACESSÓRIOS
Acrescentar acessórios poderosos a um look-lixão (!!!) é fórmula certeira, pelo menos aqui pra gente na Oficina. Imagina um jeans velhão, uma camisetinha de algodão, sandália ou melissinha e a melhor bolsa que se tem no armário – com o melhor couro, o melhor acabamento, os metais mais legais e tudo super bem conservado?!?? É um contraste ótimo, levanta o look todo. Imagina também uma bermudinha de plush, bem com cara de pijaminha, com regata de malha fininha, tênis baixinho e um super colar, cheio de pedras e correntes e tals? Pequenos pontos de interessância que comunicam, de uma vez só, qualidade, elegância, personalidade e riqueza (hihihihi). A idéia é ter acessórios salva-vidas (salva-look?) pra sacar nas horas de preguiça de se vestir pro finde. E eles salvam mesmo!
BRILHO PRA NOITE!
A gente acha que a vida vale mais a pena (HAHAHAHA) quando se tem um
guarda-roupa versátil, em que tudo pode ser usado de mais de um jeito. Ó que delícia –> as mesmas peças que a gente usa no trabalho podem ser base pra gente acrescentar brilhos pra jantarzinhos e baladas de fim de semana: colar que brilha, jaquetinha de tecido lustroso (tipo sedas pesadas e cetins grossos!), cardigan salpicado de paétes, sandália com pedrinhas, braceletes com aplicações, vale tudo. Vale até pensar em exercitar coordenações de brilhos, tipo shortinho de seda com sapatilha metalizada, ou camiseta com paétes e jaquetinha lustrosa (de-lí-ci-a). E maquiagem também pode brilhar, né? ;-)
AUTO-PERMISSÃO PRA EXPERIMENTAR
E se no trabalho a gente tem se que se vestir pra representar a empresa e fazer todo mundo acreditar que a gente é capaz, no fim de semana a gente pode se vestir EXCLUSIVAMENTE pra gente. Pode fazer o que quiser com o cabelo, pode pregar quantos broches quiser na roupa, pode treinar todo tipo de sobrepoisção, pode exercitar coordenações diferentes de cores e tudo mais. As nossas clientes sempre ficam com esse dever de casa: tem que aproveitar o fim de semana pra exercitar todo e qualquer truque de styling, e tem que se divertir com isso! Que esse é o maior compromisso do nosso tempo off-trabalho, não é?!??